FANDOM

Atual dubladora de Lucy HeartfiliaAya Hirano (平野綾 Hirano Aya) (Nagoya, 8 de Outubro de 1987), é uma dubladora (seiyū), atriz e cantora japonesa. Participou em diversos animes, muitos deles como personagem principal. Como cantora ela já fez aparições em diversos reclames de TV, temas de animes/jogos e possui uma discografia com 10 singles, 3 álbuns e mais de 100 compilações em anisongs (música de anime). Mede 1,59 m de altura e tem o tipo sanguíneo O.

História

1998

Começa sua carreira artística aos 10 anos de idade como personalidade infantil em comerciais da televisão Japonesa.

2001

Estréia como seiyū no anime Tenshi no Shippo.

1195480-aya hirano7
2002

Com outras 2 artistas, Ayaka Ito e Yūki Yoshida forma o grupo Springs (4 singles e 1 álbum).

2006

Entra na universidade de Tamagawa (Tóquio) mas só frequenta uma única semana.

No dia 8 de Março inicia a sua carreira de cantora solo com lançamento do single Breakthrough

Com o tema do anime The Melancholy of Haruhi Suzumiya lança seu segundo single Bouken Desho Desho no qual consegue entrar no TOP10 do ranking musical Japonês.

Em 8 de Julho do mesmo ano junto à outras duas seiyūs, Minori Chihara e Yuko Goto, apresenta se no maior evento de anisongs do Japão, o Animelo Summer Live 2006 - OUTRIDE -, confirmando sua popularidade entre os maiores artistas do mesmo gênero.

2007

É indicada e vence a primeira edição do Seiyū Award como seiyū estreante.

Com o tema do anime Lucky Star (mangá) junto à Emiri Kato e Kaori Fukuhara lança o single Motteke! Sailor Fuku, atingindo o segundo lugar do ranking musical Japonês.

2008

Vence novamente o Seiyū Award.

Dia primeiro de Maio funda o seu fanclub, o Hirano Juku (平野塾), hoje com mais de 6,000 membros.

No dia 16 de Julho lança seu primeiro álbum RIOT GIRL e logo em seguida realiza sua primeira turnê, RIOT TOUR.

2009

Junto à segunda temporada do anime The Melancholy of Haruhi Suzumiya lança seu nono single Super Driver atingindo a terceira colocação do ranking musical Japonês.

No dia 18 de Novembro lança seu segundo álbum, Speed Star (quarta colocação do ranking japonês) e logo no mês seguinte realiza sua segunda turnê, Speed Star Tours com 7 shows (1 em Nagoya, 2 emYokohama, 2 em Osaka e 2 em Tóquio.

Faz a dublagem Lucy Heartfilia, no anime Fairy Tail.

2010

Logo após o fim do Speed Star Tours ela passa mal e é internada (Tumor pituitário) cancelando assim vários eventos e shows.

Como promoção do single Hysteric Barbie vai a Akihabara em uma visita surpresa.

Eleita como personalidade do "FUJIBIJI" (ふじびじ).

Comenta a sua vida amorosa em TV aberta causando polêmica entre os otakus.

Dia 7 de Agosto participa do "Mezamashi Live", matando a saudade de muitos fans.

No dia 23 de Dezembro realiza seu único live completo de 2010 no AKASAKA BLITZ.

2011

Em Janeiro atua na novela japonesa Sazaesan.

Após o lançamendo do álbum AYA MUSEUM, termina seu contrato com a gravadora Lantis.

Em Julho atua no musical Arashigaoka (嵐が丘).

Fotos sobre escândalo envolvendo a Aya é publicado na revista BUBKA.

Dia 20 de Agosto terminou seu contrato com a agânecia Space Craft assim como o seu fã clube Hirano Juku.

Nesse mesmo dia foi confirmado sua nova agência (grick) e um novo fã clube foi criado. (AYATOMO)

Dia 8 de Outubro fez show no NICOFARRE comemorando seu aniverssário e criação do novo fã clube (somente para membros do fã clube). Esse show foi apresentado ao vivo pelo site nico nico douga.

2012

Em Janeiro começou à atuar nas novelas Muse no Kagami e Konnano Idol janain!?.

Dia 13 de Fevereiro lança o seu novo site.

Dia 19 de Fevereiro faz show no Okinawa International Anime Contents Summit cantando músicas do anime The Melancholy of Haruhi Suzumiya .

Dia 22 de Março canta no live 『2.5D presents OUTERNET』em comemoração ao lançamento do seu novo álbum.

Dia 16 de Junho começa a sua nova turnê, o Aya Hirano FRAGMENTS LIVE TOUR 2012

Dia 30 de Junho faz seu primeiro show internacional no Korea AX (Coréia do Sul)

Dia 27 à 29 de Julho apresenta se no OTAKON 2012 nos Estados Unidos (Baltimore, Maryland)

Também no FANDOM

Wiki aleatória